domingo, 9 de setembro de 2012

Reflexões sobre as Aulas Dominicais em 09 de Setembro

Aula da Sociedade de Socorro: 

Capítulo 17: O Poder Fortalecedor da Fé - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: George Albert Smith, 2010

"A fé é um dom do Senhor por meio do qual os justos adquirem a capacidade de fazer coisas extraordinárias."



Foi por fé que todos os milagres foram realizados pelo Redentor do mundo, e por aqueles que se associavam a Ele. Desde o princípio dos tempos até hoje, foi o homem de fé que teve o poder de Deus.

É esse princípio, meus irmãos e minhas irmãs, que aponta para o céu e nos dá esperança na batalha da vida. Quando ficamos confusos e nos deparamos com obstáculos que, aparentemente, não podemos superar, exercendo fé no Redentor do mundo, podemos buscá-Lo, e sei que Ele responderá a nossas orações para nosso bem.


Seria possível que os meninos e as meninas, jovens, homens e mulheres que foram criados nesta geração da Igreja se dispusessem a sofrer as dificuldades, privações e provações que seus pais e suas mães suportaram por amor ao evangelho? Será que deixariam o conforto do lar para povoar um novo país no interesse de sua fé?


Eu digo a vocês que, se tiver sido plantado em seu coração o conhecimento da divindade desta obra como a conhecemos, se a fé lhes tiver sido concedida por causa da nossa obediência aos mandamentos do Senhor, se eles foram ensinados a saber que Jesus é o Cristo e que Joseph Smith foi um profeta do Senhor, eu lhes digo: Sim! Eles fariam o que seus pais e suas mães fizeram, e assumiriam o seu lugar nas fileiras da Israel dos últimos dias.


“Lembre-se de dar ao Senhor uma chance. Você vai pedir um favor. Dê ao Senhor uma chance. Peça-lhe que abra o caminho.”

Que coisa maravilhosa é saber que podemos, se quisermos, segurar na mão de nosso Pai Celestial e ser guiados por Ele. Nenhum outro povo no mundo tem a garantia e certeza que este grupo de pessoas tem.

Sabemos que a fé é um dom de Deus, é fruto de uma vida justa. Ela não vem a nós a nosso comando, mas como resultado de fazermos a vontade de nosso Pai Celestial. Se nos falta fé, examinemo-nos para ver se estamos guardando Seus mandamentos, e arrependamo-nos sem demora, se não a tivermos. (…) Que o Senhor aumente nossa fé, e que vivamos de modo a sermos dignos dela.

Espero que aqueles que receberam esse maravilhoso dom da fé estejam vivendo de modo a mantê-lo.


Para acessar a aula na íntegra acesse: http://www.lds.org/manual/teachings-george-albert-smith/22?lang=por&country=br

Aula de Doutrina do Evangelho: 

“Eles Obedeceram a Cada Palavra de Comando (…) com Exatidão”

O Livro de Mórmon: Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, 1999




“Vocês nasceram nesta época com um propósito sagrado e glorioso. Não é por acaso que foram reservados para vir à Terra nesta última dispensação da plenitude dos tempos. Seu nascimento neste momento específico foi preordenado nas eternidades.


Vocês são o exército real do Senhor nos últimos dias. (…)


Nas batalhas espirituais que vocês estão travando, vejo-os como os filhos de Helamã atuais. Lembrem-se bem do relato dos dois mil jovens guerreiros do Livro de Mórmon.” (Conference Report, abril de 1986, p. 55; ou Ensign, maio de 1986, p. 43)


O Presidente Ezra Taft Benson afirmou: “Os homens e mulheres que entregarem a vida a Deus descobrirão que Ele pode fazer muito mais com sua vida do que eles próprios. Ele intensificará suas alegrias, ampliará sua visão, aguçará sua mente, fortificará seus músculos, elevará seu espírito, multiplicará suas bênçãos, aumentará suas oportunidades, consolará sua alma, concederá amigos e trará paz”. (The Teachings of Ezra Taft Benson[1988], p. 361)



O Presidente Harold B. Lee ensinou:


“O poder de Satanás aumentará; vemos evidências disso por todas as partes. (…)


Assim, a única segurança que temos como membros desta Igreja é fazer exatamente o que o Senhor declarou à Igreja no dia em que ela foi organizada. Precisamos aprender a dar ouvidos às palavras e mandamentos que o Senhor transmitir por meio de Seu profeta, ‘à medida que os [recebermos], andando em toda santidade diante de mim; (…) como de minha própria boca, com toda paciência e fé’. (D&C 21:4–5) Haverá algumas coisas que exigirão paciência e fé. Pode ser que vocês não gostem de todas as coisas que vierem da autoridade da Igreja. Pode ser que contradigam suas visões políticas. Pode ser que contradigam suas visões sociais. Pode ser que interfiram um pouco em sua vida social. Mas se as ouvirem, como se saíssem da boca do próprio Senhor, com paciência e fé, a promessa que têm é que ‘as portas do inferno não prevalecerão contra vós; sim, e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de seu nome’. (D&C 21:6)” (Conference Report, outubro de 1970; ouImprovement Era, dezembro de 1970, p. 126)



Presidente Spencer W. Kimball:


“Ser uma mãe digna nos momentos finais da vida nesta Terra, antes da Segunda Vinda de nosso Salvador, é um chamado de especial nobreza. A força e influência de uma mulher justa hoje pode ser dez vezes maior do que em períodos de mais tranqüilidade. Ela foi colocada aqui para ajudar a engrandecer, proteger e preservar o lar, que é a instituição mais fundamental e nobre da sociedade. Outras instituições da sociedade podem vacilar e até mesmo fracassar, mas a mãe justa pode ajudar a salvar o lar, que por vezes é o último e único santuário que alguns mortais têm para proteger-se das tempestades e dos conflitos.” (The Teachings of Spencer W. Kimball, ed. Edward L. Kimball [1982], pp. 326–327)



Os jovens amonitas eram “firmes e impávidos” (Há alguns exemplos em Alma 53:20–21; 57:26–27; 58:40.)

a. “Eram (…) muito valorosos quanto à coragem.” (Alma 53:20)
b. “Eram (…) fiéis em todas as ocasiões e em todas as coisas que lhes eram confiadas.” (Alma 53:20)
c. “Eram homens íntegros e sóbrios.” (Alma 53:21)
d. Tinham “extraordinária fé naquilo que haviam sido ensinados a crer”. (Alma 57:26)
e. “Depositavam continuamente sua confiança em Deus.” (Alma 57:27)
f. “[Permaneciam] firmes na liberdade com que Deus os fez livres.” (Alma 58:40)
g. Eram “diligentes em lembrarem-se do Senhor seu Deus diariamente”. (Alma 58:40)
h. “[Esforçavam-se] para obedecer continuamente [aos] estatutos [de Deus] e a seus julgamentos e a seus mandamentos.” (Alma 58:40)
i. “[Era] forte sua fé nas profecias.” (Alma 58:40)


Alma 60 e 61, contém a carta de Morôni para Paorã, o governador da terra, e a resposta de Paorã. Nesses capítulos, há lições sobre:

a. Fazer uso de todos os meios e recursos fornecidos pelo Senhor. (Alma 60:21)
b. Limpar o “vaso interior”. (Alma 60:23)
c. O fato de sermos “obrigados, segundo o convênio que [fizemos], a obedecer aos mandamentos”. (Alma 60:34)
d. Buscar a glória de Deus, não “as honras do mundo”. (Alma 60:36)
e. Não se ofender. (Alma 61:9)



Para visualizar a aula completa acesse: http://www.lds.org/manual/book-of-mormon-gospel-doctrine-teachers-manual/34?lang=por&country=br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...